quarta-feira, 1 de maio de 2013

JOGOS EM SANTA HELENA


Aproximadamente 150 estudantes e cinco professores passaram mal e foram encaminhados para hospitais de Santa Helena, no Oeste do Paraná, na segunda-feira (29). Eles participavam dos Jogos Escolares do Paraná (JEP). A suspeita é de que eles tiveram intoxicação alimentar, segundo a diretora da Vigilância em Saúde de Santa Helena, Beloni Celso.
O grupo teve sintomas como vômito e diarreia. A maioria passou mal por volta das 19 horas. Os atletas e os professores foram levados para o Pronto Atendimento Municipal. Eles receberam soro e foram medicados. Alguns foram encaminhados para dois hospitais do município – Hospital e Maternidade Maeda e Hospital Doutor Ciro – porque o Pronto Atendimento não tinha leitos suficientes. Segundo Beloni, ninguém ficou internado.
“Os adolescentes passam bem e estão retornando para suas casas. Alguns pais também estão vindo buscá-los”, disse a diretora da Vigilância em Saúde de Santa Helena. Os atletas têm entre 12 e 16 anos e são de 15 cidades do Paraná.
Os Jogos Escolares do Paraná (JEP) foram suspensos, segundo Beloni. A competição teve início no sábado (27) e deveria ser encerrada na próxima quinta-feira (2). Aproximadamente 1,2 mil adolescentes participavam das disputas.
O anúncio da suspensão dos jogos foi feito na tarde desta terça após reunião entre representantes da Prefeitura Municipal, Núcleo Regional de Educação, e secretarias do Estado da Educação e do Esporte. “Optamos por suspender as atividades até que a causa seja descoberta”, disse a coordenadora geral da fase Regional dos Jogos, Rejane Munchen. Uma nova data para maio ainda deverá ser confirmada pela comissão organizadora. “As competições voltarão a acontecer aqui na cidade”.
Causas da intoxicação
A diretora da Vigilância em Saúde Beloni Celso afirmou que profissionais da Regional de Saúde de Toledo estão em Santa Helena e investigam o que pode ter ocasionado a intoxicação alimentar. Segundo ela, eles avaliaram o refeitório, como foi feita a preparação dos alimentos, o acondicionamento e a validade dos produtos, e também recolheram amostras da água para análise.
Segundo ela, nenhum produto estava vencido ou tinha problemas com a armazenagem. “Pode ser que tenha ocorrido contaminação na manipulação dos alimentos. Amostras dos produtos foram recolhidas e serão avaliadas”, afirmou Beloni. A empresa licitada para fornecer os alimentos aos participantes do evento, também não apresentou irregularidades. O diagnóstico deve apontar a causa do mal estar coletivo.
A Vigilância Sanitária local recebeu o reforço de técnicos da Regional de Saúde para apurar as causas. Amostras da água consumida, foram coletadas e encaminhadas para análise na 20ª Regional de Saúde em Toledo. O material será analisado, em Curitiba, pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen-PR). Não há previsão de quando os resultados ficarão prontos.